A cidade de Brisbane, na Austrália, foi escolhida como sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2032, anunciou nesta quarta-feira (21) o Comitê Olímpico Internacional (COI) em votação em Tóquio no Japão.
Candidata única, a cidade recebeu 72 dos 80 votos possíveis. Brisbane irá suceder Paris 2024 (França) e Los Angeles 2028 (EUA).
“Nós encorajamos projetos de Jogos Olímpicos que sejam sustentáveis e economicamente responsáveis, que proporcionem a melhor experiência possível nos Jogos para atletas e torcedores, e que deixem legados sólidos para as comunidades locais”, escreveu Thomas Bach, presidente do COI, em comunicado à imprensa.
“A visão e o plano dos Jogos de Brisbane 2032 se encaixam nas estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020 + 5, ao mesmo tempo em que se concentra em proporcionar eventos memoráveis e experiências esportivas para atletas e fãs”, completou.
Esta será a terceira vez que a Austrália será palco dos Jogos. O país recebeu as Olimpíadas em 1956 na cidade de Melbourne. Já em 2000, foi a vez de Sydney receber a competição.
“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 em Queensland forjarão um legado duradouro para toda a nossa nação. Eles vão apoiar o crescimento econômico e o investimento, proporcionarão benefícios duradouros à comunidade e inspirarão a próxima geração de atletas australianos. Estou orgulhoso da Austrália, orgulhoso de Queensland e orgulhoso de nossa equipe que garantiu esta vitória para nosso país. Sabemos que é uma grande oportunidade para nossa nação, assim como os Jogos de Melbourne em 1956 e as Olimpíadas de Sydney em 2000”, escreveu o primeiro-ministro australiano Scott Morrison.
A cidade
Brisbane, capital do estado de Queensland, é um dos destinos mais procurados da Austrália. Moderna e vibrante, a cidade é repleta de restaurantes, cafés, jardins incríveis e várias opções de lazer, além de ser muito procurada por brasileiros para estudar e trabalhar.
É a terceira maior cidade do país, com uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes (número estimado em 2020).
Apesar de ser uma capital, uma das maiores cidades do país e não ter praias oceânicas na principal região urbana, o ritmo da cidade é considerado bastante descontraído, conforme o esperado para o estado de Queensland e suas famosas cidades turísticas litorâneas.
É uma cidade que está em forte desenvolvimento, com muitos prédios sendo construídos – especialmente na parte central – e novos bairros crescendo rapidamente nos subúrbios, além de uma cena cultural efervescente.
O coração de Brisbane se desenvolve entre as curvas do rio que dá nome à cidade, trazendo um ar leve e brilhante à paisagem urbana. A cidade tem uma combinação bastante interessante entre atrativos urbanos, vida cultural, paisagens naturais e atividades de lazer ao ar livre.
Possui um centro comercial moderno e movimentado, com muitas lojas, escritórios, bares e restaurantes; arquitetura histórica; diversos campi universitários; centros culturais de grande relevância; agitada vida noturna; caminhos cênicos ao longo da orla do rio; e parques públicos com muitos atrativos, incluindo uma praia artificial na beira do rio.
Como todas as grandes cidades australianas, é bastante cosmopolita, oferecendo encontros com muitas línguas, culinárias, eventos e artigos comerciais de todos os cantos do mundo através de suas ruas. A arquitetura da cidade é um tanto peculiar, conciliando arranha-céus modernos, prédios históricos e casas de madeira com grandes varandas do típico estilo Queenslander.
Além disso, apresenta significantes diferenças urbanísticas e geográficas entre os bairros, proporcionando uma experiência variada ao se transitar pela metrópole.
Brisbane é uma das principais cidades do país e tem muitos atrativos turísticos, recebendo um número cada vez maior de visitantes internacionais (cerca de 1,6 milhão em 2016).
Porém, considerando o que a cidade tem a oferecer, é considerada ainda bastante subestimada turisticamente, ofertando uma rica experiência turística sem o inconveniente de multidões de visitantes.
O inglês australiano é considerado desafiador por suas peculiaridades e isso não é diferente em Brisbane, podendo causar um estranhamento inicial ao visitante.
Porém, a população de Brisbane é bastante receptiva e faz o possível para se comunicar ao perceber as dificuldades dos interlocutores. É, assim, uma metrópole muito acolhedora em todos os sentidos.
(Com InfoMoney e Melhores Destinos)