Cidade de São Paulo completa 468 anos

A cidade de São Paulo comemora seu 468º aniversário nesta terça-feira (25). Como forma de comemorar a data, a cidade costuma contar com shows, apresentações culturais de dança e teatro, bolos de metro, entre outras atrações.

Devido ao avanço da Omicron, nova variante da Covid-19, eventos tradicionais que geram aglomeração foram cancelados, porém o aniversário será comemorado de forma mais reservada.

As comemorações terão início às 8h no Páteo do Colégio, local onde a cidade de São Paulo começou, através de Ato Cívico em Comemoração aos 468 anos da Cidade de São Paulo, que contará com a presença do prefeito da Capital, Ricardo Nunes, do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, da primeira dama do município, Regina Nunes, do Secretário Executivo de Subprefeituras, Caio Luz e do Subprefeito da Sé, Coronel Salles.

Às 9h haverá a tradicional Missa Solene em Comemoração aos 468 anos da Cidade de São Paulo, com Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer na Catedral da Sé.

A celebração de aniversário do município, marca também o início da programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O Projeto 22+100 trará uma série de atividades pontuais no período de 100 dias, contados a partir de 22 de janeiro, e terá encerramento no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

A programação do Aniversário de São Paulo apresenta os novos modernistas, artistas que, da mesma forma com que os modernistas fizeram há 100 anos, rompem com o status quo. Todas as cinco macrorregiões da cidade recebem programações: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro; Casa de Cultura da Vila Guilherme, Zona Norte; Casa de Cultura Hip Hop Leste, Zona Leste; Casa de Cultura M’Boi Mirim, Zona Sul; Casa de Cultura do Butantã, Zona Oeste.

“Nesses 468 anos, São Paulo foi, e tem sido, palco para acontecimentos históricos do Brasil e do mundo. Um desses movimentos foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Com isso, nada mais justo do que escolher as festividades do aniversário da cidade para dar início a cem dias de comemoração ao centenário da Semana de 22”, explica Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura.

Em todas as regiões da cidade, artistas de destaque da periferia se apresentam em equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura. Na Zona Leste, a Casa de Cultura Hip Hop Leste recebe shows do rapper niLL, consagrando o hip hop como uma vertente do novo modernismo. Na Zona Oeste, na Casa de Cultura do Butantã, acontecem shows das bandas Autorama e Statues on Fire.

Já na Zona Sul, a Casa de Cultura M’Boi Mirim recebe o Forró Pé-de-Serra do grupo Peixelétrico, no dia 22. Na Zona Norte, a programação da Casa de Cultura Vila Guilherme será divulgada em breve, no site e nas redes sociais da SMC.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*