A orientação vocacional como norteadora no momento de decisão

O momento de decisão…
Decidir sobre uma profissão é um dos maiores conflitos que um jovem enfrenta quando conclui o ensino médio.
Alguns pontos pesam neste momento: escolher uma profissão que dê orgulho aos meus pais, que seja mais prazerosa, que proporcione status, que esteja em alta no mercado de trabalho, que me dê liberdade, que seja desafiadora, que me dê autonomia…Enfim são muitos detalhes e pontos para serem levados em conta.
Eis aqui o caminho e não uma resposta!
Olhe para o seu interior e faça a pergunta: O que me deixaria feliz?
Faça reflexões, analise seus interesses, perceba seus valores pessoais, o que mais lhe proporciona prazer, satisfação pessoal e, acima de tudo,o que lhe causa entusiasmo, isso mesmo, entusiamo.
Leve em conta os seus traços de personalidade, interesses, valores e aptidões.
Lógico que é extremamente importante  a questão econômica, porém, isso é consequência de uma escolha que esteja alinhada a sua essência enquanto pessoa, envolvendo habilidades e personalidade.
Como diz Bob Dylan: ” Um homem de sucesso é aquele que pula da cama de manhã e vai dormir a noite e nesse meio tempo, faz o que gosta”.
Gostar da profissão escolhida é fundamental.
É necessário ter um autoconhecimento para poder decidir com assertividade e não correr riscos de arrependimentos.
Angustiados com suas dúvidas, muitos jovens recorrem aos serviços de Orientação Vocacional, que tem como objetivo, oferecer recursos para reflexão sobre a sua vida ocupacional, o seu jeito de ser e, mais do que isso, propiciar caminhos para encontrar respostas através do autoconhecimento ligado aos seus traços de personalidade  e habilidades pessoais.
A orientação vocacional é um trabalho realizado por um profissional da área. Seu maior objetivo é propiciar aos jovens caminhos  para encontrar respostas mais assertivas neste momento de tamanho valor.
Regiane Pinheiro
Psicóloga e Orientadora Vocacional/Profissional
Sobre Regiane Pinheiro 9 Artigos
Regiane Pinheiro Psicóloga com especialização em gestão de pessoas nas organizações. Atuante na área da educação e orientadora vocacional.