O que é egrégora?

Quem nunca ouviu falar em Feng Shui? Em egrégora da casa ou do ambiente? Ou em estar desanimado de repente, e sem ter muito um porque?

Existem estudos que dizem que um ambiente que não esteja com a energia equilibrada pode causar dores de cabeça, enjoo, insônia, cansaço e mal estar. Se não ainda, a longo prazo, doenças mais sérias. Então vamos logo mudar isso!

Algumas maneiras de protegermos e eliminarmos a energia negativa de nossa casa é através da organização. Quem nunca acordou meio perdido, ou teve dias de não conseguir concretizar nada? Dias de preguiça ou desânimo? Olhe em volta. Observe se você está em um ambiente limpo e organizado. A energia de estar ou trabalhar em um ambiente assim, é outra.

Dou aqui algumas dicas para melhorar o ambiente segundo o Feng Shui: acenda um incenso, borrife óleos essenciais, ou queime sálvia. Faça aquela faxina em suas coisas. Conserte ou elimine aqueles móveis que estão quebrados. Coloque um pouco de sal grosso nos 4 cantos de cada cômodo, nas entradas da rua e embaixo do capacho, depois de 48 horas pode varrer o sal e jogá-lo fora (os cristais absorvem a energia). Segundo o Feng Shui, pintar uma parede de amarelo também pode ajudar a neutralizar a energia ruim, assim como evitar móveis e objetos muito pontiagudos, sendo mais indicados os arredondados ou circulares. Aposte nas plantas, espalhe vasinho por sua casa. Diz ainda que é necessário proteger as portas e janelas que dão para rua com uma poção mágica composta por água, suco de limão, sal e vinagre branco; basta passar nas maçanetas e janelas. Ter espelhos pela casa, também pode ajudar. Assim como manter as portas e vasos sanitários dos banheiros, fechados. E principalmente, limpe e organize. Objetos retém muita energia, tanto mental quanto psicológicas, e espirituais. A desordem pode te deixar cansado ou estressado.

A egrégora, do grego, vem da soma de energias de um grupo de elementos, objetos, pessoas, enfim, é o conjunto ou coletivo de energias juntas. É como se fosse também a aura de um local, ou onde nele estão reunidas pessoas. Por isso em locais como escolas a energia tende a ser mais alegre, enquanto costumamos entrar em hospitais e nos sentirmos mal ou desconfortáveis. Sabe aqueles ambientes que mal entramos e já temos vontade de sair? É disso o que estamos falando. Seus moradores podem não estar passando por uma fase legal, ou até ser por pura e simples falta de limpeza e organização deles.

Mas de onde vem essa energia nos ambientes? Vem simplesmente da energia dos moradores e suas visitas? Também. Mas vem também dos antigos moradores, ou até de pessoas que viveram neste ambiente há muitos e milhares de anos atrás. É como se a energia tivesse uma memória, que fica impregnada nas paredes, no solo, em todo um ambiente. E o que mais queremos é nos sentir bem, evitar brigas com nossos familiares, e termos nossa casa como um templo e refúgio, não é mesmo? Mas raros são os casos de energias que vem de outras gerações, por isso, precisamos estar conscientes que muitas vezes somos nós mesmos quem tumultuamos nossos próprios ambientes. Algumas sugestões práticas, e que já ouvimos milhares de vezes, mas não levamos a sério: evite trazer problemas e irritações da rua, evite gritar em casa, ou até de alimentar pensamentos e sentimentos ruins, medos, angústias e tristezas.

Não tem dias que parece que o ambiente está revoltado com você, e que as coisas pifam, quebram, somem? Ou até quando surgem infiltrações, e o lugar rapidamente começa a ficar feio, com manchas inexplicáveis? Nossa casa é um lugar sagrado, onde devemos nos sentir seguros. Ambientes agressivos, em que os moradores batem portas ou quebram objetos, costumas se rebelar contra seus próprios moradores, como se estivessem precisando chamar atenção para uma mudança já. E por isso a importância de equalizarmos as energias, para um ambiente agradável e saudável. 

Camila Chagas

Já imaginou um lugar onde todas as nossas energias ficam armazenadas?Pois é, esse lugar tem nome e, é a sua casa. E , a sua casa tem que ser um templo sagrado, um local de descanso, e de boas energias. Por isso, é tão importante que verifiquemos os nossos comportamentos dentro do nosso lar.Você grita muito? Reclama? Fala palavrão em voz alta dentro de casa? Se sente desanimado, as vezes?

Então preste atenção porque isso pode estar interferindo em sua vida, em seu rendimento no dia a dia.Mas, podemos resolver isso facilmente, e rapidamente.Abra as janelas da casa, e deixe o sol entrar. Faz toda a diferença. O ar circula e as energias se movimentam melhor dessa forma, trazendo movimento, novas energias e possibilidades. O sol elimina bactérias, e transmuta a energia da casa, com muita força e purificação.

Mas, não é só isso. É claro que não. Mas, esse já é uma ótimo começo. Você precisa se esforçar um pouquinho mais, e então manter bons pensamentos dentro de seu lar, manter sempre os cômodos limpos, armários organizados, se desapegar daquilo que já não lhe serve mais.

Temos a velha mania de armazenar objetos antigos, roupas e sapatos que ficam anos no guarda-roupa, esperando pra serem usados, e lá ficam, esquecidos por nós, e apenas vamos alimentando o vício inconsciente de deixar as coisas guardadas, na esperança de um dia precisarmos, mas seremos sinceros com nós mesmos? Se não usamos nos últimos 3 meses, não usaremos mais.

Você é do tipo que armazena uma vida numa gaveta? Quem nunca, não é mesmo? Não tem problema. Nunca é tarde para se fazer aquela faxina. Não precisa fazer tudo de uma vez só. É até gostoso organizar um pouquinho por vez. A Bagunça embaralha os pensamentos, arrumar tudo torna sua vida mais clara. A bagunça embaralha a sua visão, e bagunça também as suas idéias.

No final desse processo, você vai se perceber mais leve e mais positivo com a vida, sabe?Quando o copo está cheio com algum líquido, o garçom não vem até a mesa te servir, certo?

É exatamente assim com a nossa vida também. Se a nossa vida está cheia de cacareco, o Universo/ Deus/ os Anjos, também não te trarão coisas novas. E de repente, depois de esvaziar gavetas, armários, jogar papéis desnecessários fora, doar roupas, sapatos que não usamos mais, queimar fotos do passado (se precisar); depois de tudo isso, você se sente renovado, e pronto pra que coisas novas entrem em sua vida. O novo precisa de espaço para chegar. O novo traz inícios, recomeços, oportunidades, novos prazeres e novos desafios, mas pra isso tem que haver espaço, e o velho precisa partir.

Você tem que sentir prazer de estar em casa. E, isso depende de você! Não importa o tamanho do lugar que você mora. Não importa se é casa, ou apartamento. Se é na montanha, numa casa moderna, ou numa simples casinha do interior, você pode criar um ambiente de paz, até porque esse trabalho não tem a ver com riqueza, ou beleza exterior, e sim com algo muito mais profundo.

Quer ver só?

Você já visitou alguém numa casa super luxuosa e não se sentiu tão bem lá? Sentiu uma energia pesada? E quis logo, imediatamente, sair dali?E por outro lado, já visitou alguém que morasse numa casinha simples, e quase sem espaço, mas que você tenha se sentido tão bem, tão bem, que nem pensou na hora de ir embora? Eu já passei por isso, muitas vezes.

Não importa o que você tem, e sim o que você faz com o que você tem!

Pense que a sua energia são tijolos. Você pode construir um castelo sombrio ou um templo de luz, nesse espaço que é seu, a sua casa.Cuide bem das suas coisas, mas sem apego.Brigas e conflitos acabam com a energia da casa, afetam os animais e os donos que ali habitam. Já reparou seu amigo de 4 patas doente, do nada, sem explicação?

Não dá mais pra fingir que não temos nada a ver com isso. Todas as doenças físicas são consequências de palavras não ditas, segredos escondidos por anos, apegos não curados, problemas emocionais não resolvidos, traumas do passado, feridas não cicatrizadas, e pode também ter a ver com a energia acumulada em sua própria casa.

É claro que nunca é apenas uma coisa só. Tudo está conectado, embora você não se dê conta disso. Mas, tudo o que vivemos é uma consequência do que fizemos no passado, por isso a importância de estar presente no “Agora”, e fazer o que é preciso “Aqui”. Esse negócio de deixar pra mais tarde, só atrasa a nossa vida. Procrastinar só atrasa a nossa própria felicidade.

Mantenha a sua casa sempre limpa, organizada, procure fazer uma oração que você acredite, uma vez por semana pelo menos, com todos os moradores do lar. Você perceberá até os animais mais calmos. Evite brigar dentro de casa, e procure fazer as tarefas do lar, sempre de coração aberto. Se é pra fazer reclamando, é melhor não fazer.Até lavar roupa pode se tornar divertido, se você estiver de coração aberto.

Quando temos pressa com a vida, a vida nos entrega as coisas também de qualquer jeito. Façamos as coisas com mais calma, com mais presença, com mais entrega, de coração aberto realmente, e perceba os milagres acontecendo em sua vida. Desligue a tv, e ouça boas músicas. Isso tudo faz toda a diferença. As pessoas que você leva em sua casa, os pensamentos que você tem lá dentro, as coisas que você assiste. Tudo isso reflete na sua vida.

O corpo é a nossa morada e a nossa casa, sua extensão. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estados de espíritos, intenções dos moradores fica grudado no ambiente, formando assim o que chamamos de Egrégora.  E da mesma forma que limpamos, cuidamos da vibração de nosso corpo, é importantes termos esses cuidados diários com o nosso lar.

Bruna Pinheiro