Mês de setembro tem intensa programação cultural na Casa das Caldeiras

No mês de setembro as caldeiras de um dos patrimônios mais antigos e bacanas da cidade de São Paulo, vão borbulhar com muita arte! A Associação Cultural Casa das Caldeiras acaba de anunciar a programação de setembro do projeto TodoDomingo Musical em SP ou como muitos conhecem TodoDomingo, que tem como foco principal, a produção cultural independente. Recentemente, o projeto foi contemplado pelo edital PROAC-ICMS da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Com isso, a Casa das Caldeiras volta a ter uma programação semanal continuada gratuita e convida o público para conferir a super programação potente e diversificada que vem pela frente. No primeiro domingo de setembro acontece o Festival Órbita com diversos convidados, entre eles a banda Aláfia e a cantora Luedji Luna. Nos outros domingos, a Casa das Caldeiras recebe na sequência: Calefação Tropicaos, Semana da Mobilidade e Festival C.R.I.A.

A programação do projeto TodoDomingo vai de agosto de 2017 a 22 de abril de 2018, sem intervalos (exceto pausas especiais para comemorações de fim de ano e carnaval). Serão9 meses com eventos gratuitos, democráticos e que pretendem abarcar o máximo de diversidade possível! Do samba-rock às batalhas de breakingdance, música brasileira, latinidades, mostras artísticas, performances e muito mais, a população terá acesso a este polo multicultural que vem fazendo história em São Paulo e que já foi eleito como Melhor Clube de São Paulo em 2014 pelo júri do Guia da Folha. Além das apresentações, o público poderá desfrutar das comidinhas, artesanato e muitas novidades que a Associação Cultural Casa das Caldeiras, junto com os produtores e coletivos artísticos parceiros do TodoDomingo, estão preparando e prometem surpreender.

 

Antes da conquista deste edital, durante meses a Casa das Caldeiras manteve o TodoDomingo sendo realizado de forma independente, com apresentações extraordinárias, algumas com a cobrança de valores simbólicos para a entrada. Tudo isso com objetivo de manter este projeto que foi construído ao longo de muitos anos de trabalho e que conquistou o seu espaço na programação cultural da cidade de São Paulo. Foi mantido um espaço colaborativo com os produtores independentes para que realizassem seus eventos culturais e também seguissem com as atividades para a ocupação cultural na Casa das Caldeiras. O projeto resistiu durante todo este tempo, criando alternativas para que pudesse existir. E agora, com a chegada de um novo patrocinador, o TodoDomingo em SP vem com força total e totalmente reformulado, animando os domingos paulistanos com muita arte e cultura independente.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS

“Casa das Caldeiras” é o nome dado a construção fabril de 1920, localizada na Avenida Francisco Matarazzo que com seus tijolos e chaminés remete os visitantes à memória viva do período em que a cidade se transformou em metrópole. Desde o seu restauro (1998-1999) abriu suas portas para a cidade e após alguns anos, passou a ser reconhecida como palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, valorizando os encontros, as relações sociais e a construção de novas histórias. Desde então, se tornou um polo de cultura independente que é referência em São Paulo, com importantes programas – obras em construção e TodoDomingo ou TodoDomingo Musical em SP, este último vem anualmente se consolidando como um dos projetos mais democráticos da cidade, possibilitando a produtores independentes, realizarem eventos e ocupar esse espaço de diferentes formas.

Entre os projetos que borbulham nesta antiga fábrica de caldeiras, estão os de cunho social, que buscam produzir novas perspectivas de atuação e de protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país. Fomentando contextos de troca de conhecimentos, partilhando e abrindo espaço para encontros, a ACCC quer dar oportunidade para que outro território seja criado: o da afetividade. Foi assim que o espaço foi aberto para receber famílias que participaram de oficinas e relataram suas experiências, engrossando o caldo do projeto “Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI”. O projeto surgiu com a pesquisa e elaboração de um e-book com apoio da Fundação Itaú Social, e cresceu com conquista do Edital CONDECA 2015. Recentemente aconteceu a Mostra Especial do projeto Manual da Família, na Casa das Caldeiras, que foi transformada em um verdadeiro lar, com diversos ambientes, para receber o público de todas as idades e apresentar o resultado deste lindo trabalho. Cerca de 1500 pessoas puderam experimentar as práticas propostas no projeto e se inspirar para incluir práticas positivas em seu cotidiano.

 

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO PROJETO TODODOMINGO MUSICAL EM SP NA CASA DAS CALDEIRAS

Dia 3 de setembro – Festival Órbita – Horário: De 16H00 às 22H00 – Entrada Gratuita – O Festival Órbita chega a sua edição número 9 na Casa das Caldeiras como parte da programação do projeto TodoDomingo Musical em SP e traz diversas atrações interessantes.

Nessa edição o Salão Principal recebe: 16h – Lawrence Lamarca / 17h30 – Pitangueira – DéSchw / 18h -Luedji Luna / 19h – Pitangueira – Mari Boaventura + Gabi Pensanuvem / 21h -Aláfia

 

NO SUBSOLO:17h – AKA Linda Green / 18h30 – Raphael Bertazi / 20h -BadSista

 

PISTA EXTERNA: 16h – BAD BISH / 18h -Sarrada no Brejo

Live painting por André Pilpo + Lhama SP + Luis Tadeu Jr / Dança e performance com CIA Bambolística + Sagrado Circo Feminino / Ambientação do tunel por Ligia Alonso / Intervenções fotográficas e cobertura por Lucas Hirai, Miguel de Castro eBeatriz Ataidio

 

SALA DA BAILARINA:

Espaço para as crianças com materiais de desenho, pintura e colagens + oficina de máscaras espaciais infantis por Monique Salustiano/ Cortes, penteados, maquiagens y más por Diva´sHairStyle Center / Oficina de tulman coma Equipe de Base Warmis-Convergência das Culturas (Na cultura andina as tullmas são pompons multicoloridos, trançados entre si, que são usados pelas mulheres como enfeite no cabelo ou como acessório para danças nas festas da comunidade) / massagem por Glaucia Figueiredo / Leitura de Tarô por Jimmy Jacques + Madame Lua / + Bazar de artesanato mais de 20 expositores independentes / FEIRA de DISCOS com Boaventura Discos + Cultura Na Calçada + Show Me Your Case + Made In Quebrada + Im a vinyllover / Exposições de Edson Ikê Ilustrador + André Bonani / Flash tattoo por Priscila Fernandes Rangel + Isabelle Morão / Espaço com comidas de diferentes lugares do mundo

 

Dia 10 de setembro – Calefação Tropicaos – De 16H00 às 22H00 –  Festa de Cultura Brasileira com participações de Andarilho Show, Zé Cafofinho (Olinda-PE), Discotecagem com muitos convidados especiais, Karaokê, Comidinhas, Bazar, Exposição no Túnel das Chaminés e outras atrações a confirmar.

Dia 17 de setembro – ALD AUTOMOTIVE – SEMANA DA MOBILIDADE – De 16H00 às 22H00

Dia 24 de setembro – Festival CRIA – De 16H00 às 22H00

Local: Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda – São Paulo – SP
Informações – (11) 3873-6696 / www.facebook.com/casadascaldeiras ou casadascaldeiras.com.br/blog