Lula lidera intenções de voto para 2018, aponta Datafolha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga todos os cenários para as eleições de 2018, de acordo com pesquisa Datafolha, que será divulgada amanhã (01).

A um ano das eleições, Lula tem ao menos 35% das intenções de voto nos cenários testados. Em segundo lugar aparecem empatados o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), que oscila entre 16% e 17% e a ex-senadora Marina Silva (Rede), entre 13% e 14%.

Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Doria, ambos do PSDB, apresentam desempenho parecido, segundo o levantamento. Ambos aparecem com 8% das intenções de voto.

Em eventual segundo turno, Lula venceria todos os adversários. Apenas em um hipotético confronto com o juiz Sérgio Moro, haveria empate técnico.

A participação de Lula na eleição é incerta, uma vez que o ex-presidente foi condenado pelo Juiz Sérgio Moro em primeira instância a mais de 9 anos de prisão e caso seja condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal, ficará inelegível. Lula é acusado de ter recebido um tríplex no Guarujá-SP da construtora OAS como pagamento de propina.

A pesquisa foi realizada na quarta-feira (27) e na quinta-feira (28) e ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.