Folha de S. Paulo deixa de publicar conteúdo no Facebook

O jornal Folha de S. Paulo anunciou nesta quinta-feira (08) que não irá mais publicar seu conteúdo no Facebook. O jornal informou que manterá sua página, que tem 5,95 milhões de seguidores, na rede social, mas não mais a atualizará com novas publicações.

A decisão é reflexo de discussões internas sobre os melhores caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores, afirma o jornal.

A Folha afirma ter visto desvantagens em utilizar o Facebook como um caminho para a distribuição de seu conteúdo que ficaram mais evidentes após a decisão da rede social de diminuir a visibilidade do jornalismo profissional nas páginas de seus usuários. Afirma ainda que a rede social mudou o algoritmo da rede que passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal,  em detrimento dos distribuídos por empresas jornalísticas.

O jornal disse ainda no comunicado, que a decisão do Facebook de mudar o algoritmo, favorece a criação de bolhas de opiniões e convicções e a propagação das “fake news” [notícias falsas].

 

Sem conseguir resolver satisfatoriamente o problema de identificar o que é conteúdo relativo a jornalismo profissional e o que não é, o Facebook anunciou no mês passado que reduziria o alcance das páginas de veículos de comunicação, entre outros. Em lugar de link, passou a priorizar o conteúdo feito por amigos e familiares.

De acordo com a Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente e em janeiro, o volume total de interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) obtido pelas 10 maiores páginas de jornais brasileiros no Facebook caiu 32% na comparação com o mesmo mês de 2017.

De acordo com a Parse.ly, empresa de pesquisa e análise de audiência digital, a participação da rede social nos acessos externos caiu de 39% em janeiro do ano passado para 24% em dezembro. O espaço vem sendo ocupado principalmente pelos mecanismos de busca, como o Google, que no mesmo período avançou de 34% para 45%.