Festival cultural de Parintins: boi-bumbá e futebol

No último final de semana de junho é realizado na cidade de Parintins no Amazonas,  o maior festival folclórico do Brasil e um dos maiores do mundo, que é o Festival do boi bumbá. Essa é uma disputa do lado vermelho e branco (garantido) com o preto e azul (caprichoso). Nesse festival cada agremiação fala da lenda do boi bumbá (tal lenda existe em todo o Brasil, mas tem maior força entre os brincantes no norte e nordeste, sendo chamado também de bumba meu boi) e cada apresentação é dividida por itens que vão desde o levantador de toadas (o cantor) o apresentador, o amo do boi e a sinhazinha da fazenda (que no auto que mostra toda a história e dramaticidade retratada com a morte do boi por parte do Pai Francisco e Mãe Catirina) o pajé, a bateria, a porta estandarte, rainha do folclore, cunhã poranga (a índia guerreira) a torcida e boi de pano (o ápice da apresentação), juntando coreografias, ritmo e beleza nas alegorias.

Mas como essa coluna fala de futebol vamos falar de outra disputa que agita essa cidade linda, que é o clássico Atlético Sul América versus Amazonas. São times da cidade que disputam campeonatos regionais amadores, no qual o lado azul futebolístico da cidade leva vantagem em expressão e número de títulos.

Mas um grande fator interessante nessa disputa tem a ver justamente com as agremiações do boi bumbá. Quem é do vermelho do garantido torce pro azul do Sul América e quem é torce pro Amazonas no futebol (lado vermelho no futebol) é brincante do caprichoso.

Um evento que aconteceu em 1973 marcou o estádio municipal Tupy Catanhende, e a vida futebolística de Parintins. O saudoso Mané Garrincha depois de se aposentar em 1972 começou a excursionar por amistosos (pois já passava por dificuldades financeiras por decorrência dos vícios) e decidiu jogar no dia 02 de junho pelos dois times, sendo que o Amazonas foi o grande vencedor por 1 a 0.

Parintins tem os bois mas também tem futebol, e com direito a clássico e estádio lotado.Estádio Tupy Cantanhede, casa do futebol de Parintins Lado vermelho ou azul, qual você escolhe

Sobre Felipe dos Santos 11 Artigos
Professor de Historia, Técnico em Processos Gerenciais e Articulista Esportivo.