Em Lisboa, Sana Malhoa Hotel é palco do terceiro Salão do Livro de Portugal

Mais de 30 autores brasileiros serão apresentados no III Salão do Livro de Portugal, que acontece nos dias 24 e 25 de junho em Lisboa. A responsável pelo intercâmbio cultural será a escritora Jô Ramos, da ZL Editora.

Segundo Ramos, a proposta é reunir escritores de todos os países de língua portuguesa com o objetivo de discutir a divulgação da literatura lusófona e criar uma grande rede de autores. A exposição contará ainda com debates, filmes e vendas das obras.

Para a escritora, os salões de livros internacionais surgiram da necessidade de divulgar os autores independentes e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro.

– Sabemos das dificuldades e dos círculos fechados, onde poucos conseguem acessar. Esse tipo de iniciativa torna-se um estímulo para preservação da nova literatura e dos novos escritores, além de ampliar o poder de ação para o exterior – ressalta.

Como participar

Os autores que tiverem interesse em participar do Salão do Livro de Portugal em 2018, precisam se inscrever pelo e-mail zlcomunicacao8@gmail.com

 

Serviço:

3º Salão do Livro de Portugal-Lisboa e 3º Encontro de Escritores da Língua Portuguesa

Local: Sana Malhoa Hotel I

Av. José Malhoa, 8. Lisboa, PT.

Dias: 24 e 25 de junho

Horário: das 10h às 17h

Organização: Jô Ramos e ZL Editora

 

Sobre Jô Ramos

Jornalista, pós-graduação em Sociologia Urbana com Licenciatura em Letras, editora chefe da Revista Lapa Legal Rio, diretora da ZL Comunicação, editora na ZL Editora, fundou e coordena os projetos do Movimento Defesa da Mulher que trabalha pelo fim da violência contra mulheres no mundo. Em 2012 lançou o livro Violência Contra Mulheres. Dê um Basta! e o livro A Mulher e Seus Direitos em 2013.

Faz palestras pelo Brasil sobre direitos da mulher, questão de gênero no país e Literatura Brasileira. Fundou o Movimento Defesa da Mulher – Pelo Fim da Violência Contra Mulheres – em 2006. Participou do Salon Internacional du Livre et de la Press – Genebra – Suíça – e do Salone Internazionale Del Libro em Torino – Itália – em Maio de 2013. Participou, também, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro em setembro de 2013.

Em Portugal, realizou o 1º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, fez palestra na Casa do Brasil de Lisboa e no Centro Cultural Brasileiro de Genebra – Suíça, onde recebeu a medalha de honra ao mérito da Academia de Letras do Brasil. Fez palestra na Fundação Oswaldo Cruz sobre Movimentos Sociais no Rio de Janeiro – Brasil. Lançou na Feira de Frankfurt, outubro de 2013, o livro A Mulher e Seus Direitos. Participou também da Antologia bilíngüe Pensieri in Parole lançada na Itália em 2013. Ganhou prêmio Laureados Madalena´s em 2013, pelo trabalho no Movimento Defesa da Mulher, na Suíça.

Paticipou da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, com um stand, onde levou artistas plásticos e escritores brasileiros para lançamentos de suas obras e apresentou o Projeto Jovens Escritores. Lançou o livro A Silent War, nos EUA. Criou o I e II Salão do Livro de Nova Iorque, 2014 e 2015 e a Exposição Tributo à Tom Jobim em dezembro de 2014.

Acaba de lançar o livro Violenza Contro Le Donne. Diciamo Basta, em italiano, o livro Une Guerre Silencieuse, em francês e A Vida em Frases – Sintomas. Coordenou 4 volumes da Antologia Escritores da Língua Portuguesa. Coordenou a Coletânea Bilíngue Os Melhores Poemas de 2016,

Autora do Projeto – Jovens Escritores das Escolas Brasileiras, que já levou alunos de vários municípios do país para eventos literários internacionais. Participou com um stand, da Feira do Livro de Londres levando autores nacionais para divulgação e exposição de suas obras literárias. Criou o I e o II Salão Livro de New York, o I, o II e o III Salão do Livro de Lisboa-Portugal e o I Salão do Livro de Berlim em 2016, em 2017 realiza o I Salão do Livro de Montreal/Canadá e o III Salão de NY.
Criou o Troféu Literatura que será entregue a escritores de língua portuguesa em 1 de dezembro, no Rio de Janeiro.

 

'