Exposição em SP retrata os bairros da Barra Funda e da Luz

Dois importantes eixos de compras e de pontos turísticos da cidade de São Paulo que sofreram grandes transformações em nível arquitetônico e de ocupação, nos últimos 50 anos, os bairros da Barra Funda e a região da Luz são o foco de duas séries fotográficas na exposição Vitrines e Fachadas, no Instituto Moreira Salles de São Paulo.

A mostra será aberta neste domingo, às 11h, na sede do IMS, na rua Piauí,844, no bairro de Higienópolis, zona oeste da cidade de São Paulo, e fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 19h com entrada franca. Até o próximo dia 20 de novembro, o público poderá ver o trabalho da fotógrafa Dulce Soares. Na abertura haverá uma visita guiada com a participação da fotógrafa e da curadora Valentina Tong.

São 160 imagens que permitem aos visitantes mergulhar no passado e perceber as mudanças que ocorreram nas fachadas de prédios comerciais e das casas de classe média, construídas por imigrantes italianos no começo do século XX, época em que a economia proporcionada pela exploração do café gerava riquezas.

A exposição também mostra cenas do momento histórico da industrialização na década de 1970. Esse trabalho já foi exposto do Museu de Arte de São Paulo (Masp), com o nome de Esquinas, fachadas e interiores, em 1979, e publicado pela Imprensa Oficial em 1982.

Dulce Soares nasceu em 1943, no Rio de Janeiro, e iniciou a arte da fotografia em 1970. Ela também participou, entre outras exposições, da XII Bienal Internacional de São Paulo, em 1975, e da I Trienal de Fotografia, do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, em 1980. Em 1978, realizou o ensaio Vestidos de Noiva, publicado em 1981. Ambos os ensaios, um total de 1.108 negativos, encontram-se no acervo do Instituto Moreira Salles.

No ensaio Vestidos de Noiva, Soares mostra o tradicional comércio da rua São Caetano, que começa na Avenida Tiradentes e segue até o bairro do Braz, local de grande concentração de confecção e acessórios para casamento, levando a uma reflexão sobre a relação entre a mulher e o sonho do casamento. As fotografias trazem o cotidiano desse lugar, mostrando cenas de fachadas dos estabelecimentos em que predominam os sobrados bem como de interiores das lojas, ateliês de costura e provadores, de mulheres e de manequins.

(Créditos: Agência Brasil)

'