PM e estudantes entram em confronto em ocupação de escola na zona sul de SP

00

A Polícia Militar agiu com violência durante a ocupação da Escola Estadual José Lins do Rego, no M’Boi Mirim, zona sul de São Paulo, na tarde de sábado (14). De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o confronto começou quando um grupo de aproximadamente 150 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) tentou entrar na escola.

Em nota, a secretaria afirmou que, após a primeira tentativa de ocupação, o grupo fez um acordo com a PM para deixar o local, mas retornou na sequência. Os policiais teriam agido para evitar que os manifestantes entrassem na unidade.

Estudantes se manifestaram dizendo que o conflito teve início por parte da PM, que reprimiu alunos e prendeu um professor que estava apoiando a mobilização.

A secretaria não confirma que o detido é um professor e diz que um soldado da PM foi ferido por uma garrafada na cabeça e o agressor foi contido. Ambos foram socorridos no pronto socorro do M’Boi Mirim.

Um vídeo publicado no Facebook mostra policiais usando gás de pimenta e agredindo uma pessoa com cassetete.

As ocupações em escolas de São Paulo acontecem desde o início da semana como forma de protesto contra a reestruturação das escolas anunciadas pelo governo do Estado. De acordo com os movimentos sociais e estudantes que participam da mobilização, 15 escolas estão ocupadas na tarde deste sábado. Três delas não foram confirmadas oficialmente pela secretaria de Educação.

Veja a lista:

E.E. Fernão Dias Paes (Pinheiros, zona oeste)
E.E. Diadema, antigo Cefam
E.E. Salvador Allende (Cohab José Bonifácio, zona leste)
E.E. Heloísa Assumpção (Osasco)
E.E. Castro Alves (zona norte)
E.E. Valdomiro Oliveira (Santo Andŕé)
E.E. Dona Ana Rosa (Vila Sônia, zona oeste)
E.E. Antônio Manuel Alves de Lima (Jd. São Luís, zona sul)
E.E. Sílvio Xavier Antunes (Piqueri, zona norte)
E.E. Comendador Miguel Maluhy (Campo Limpo, zona sul) – não confirmada pelo governo
E.E. Elizete Oliveira Bertin (Embu das Artes)
E.E. Oscavo Paulo (Santo André)
E.E. Antônio Adib Chammas (Santo André) – não confirmada pelo governo
E.E. José Lins do Rego (Jd. Ângela, zona sul)
E.E. Cohab Inácio Monteiro III E.E. Mary Moraes (Portal do Morumbi) – não confirmada pelo governo

A E.E. Pio Telles (Remédios, zona oeste), foi desocupada no fim da noite de ontem.

Reintegração

O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu as ordens de reintegração de posse de escolas estaduais invadidas por estudantes na capital. O mesmo magistrado havia deferido as reintegrações, mas reconsiderou a partir de manifestações do Ministério Público e pedidos da Defensoria Pública e Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). De acordo com a decisão, inicialmente a situação mostrava-se restrita à questão da posse dos imóveis. No entanto, ao tomar contato com as novas manifestações juntadas aos autos, o juiz verificou que as ocupações têm caráter eminentemente de protesto. “Objetivamente tem-se esbulho de um bem público; mas a solução da questão foge, e muito, da simples tutela possessória. A questão é mais ampla e profunda, a merecer melhor atenção do Executivo”, afirmou. O magistrado também destacou que, como a maior parcela dos ocupantes é de adolescentes ou crianças, é preciso buscar a redução de chances de risco à integridade física dos manifestantes, mesmo diante de eventual dano ao patrimônio das escolas.

(Créditos: R7)