Conheça a Yiwu Fair, uma das maiores feiras de negócios da China

Entre os dias 21 a 25 de outubro ocorrerá a China Yiwu International Commodities Fair 2017, no município de Yiwu, na província de Zhejiang. Mais conhecida pela sua abreviação como Yiwu Fair, trata-se de uma das maiores feiras mundiais sobre padrão, qualidade e design de artigos de consumo para importação e exportação da China. Essa feira já recebeu, em sua edição de 2005, o prêmio de exibição melhor gerenciada, e consta como uma das 10 maiores feiras de negócios da China.

 

Sobre a Yiwu Fair

Essa feira, iniciada em 1995, estará neste ano em sua vigésima terceira edição e desde o seu início era realizada anualmente entre os dias 21 a 25 de outubro. Ela conta com o patrocínio e o apoio do Ministério de Comércio e do governo da província de Zhejiang. Seu principal lema é “encarar o mundo; servir todo o país”. A Yiwu Fair possui como principais características o elevado grau de internacionalização, exposições informativas sobre os produtos demonstrados, além de contar com sistemas de serviços aos visitantes, como segurança e saneamento.

A cidade de Yiwu

O município de Yiwu conta com uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes e está se tornando conhecida internacionalmente como uma das melhores cidades chinesas para se fazer compras, possuindo várias áreas dedicadas ao comércio, pois existem muitos mercados voltados a diferentes nichos de consumo, como vestuários, artigos para casa e brinquedos. A título de comparação, é como se a cidade possuísse várias 25 de março espalhadas pela cidade. Um exemplo da importância dessa cidade é que cerca de 70% das decorações natalinas vêm de Yiwu. A cidade conta também com uma exposição permanente, semelhante à Yiwu Fair, desde 1982, ocorrendo diariamente nos meses de maio e outubro. Essa feira permanente conta com uma participação massiva de expositores e suppliers que desejam mostrar seus produtos ao maior mercado consumidor global e fazer negócios lucrativos.

Yiwu Fair

A Estrutura da Yiwu Fair

Yiwu Fair tem crescido e ganhado reconhecimento internacional a cada ano de sua edição. A área de exposição na Yiwu International Expo Center (YWIEC) aumentou de 120 mil metros quadrados em 2011, para cerca de 180 mil metros quadrados em 2015. O número de expositores em 2011 era de 2600 e subiu para mais de 3 mil em 2015. A quantidade de negociantes chineses e estrangeiros que frequentam a feira atingiu o seu pico em 2014, quando alcançou o número de 207 mil pessoas. Na edição de 2016, o faturamento total foi de cerca de 17 bilhões de yuanes, registrando um crescimento médio de 1,8% nas receitas com a feira.

 

Yiwu Fair

 

Os pavilhões de exposição da feira estão subdivididos nos seguintes itens:hardware; instalações eletromecânicas; utensílios elétricos e eletrônicos; necessidades diárias; trabalhos manuais; bens culturais; produtos esportivos; malhas; artigos de moda; brinquedos; joias; artigos para Pets; e-commerce e serviços de negócios; artigos para carros.

 

Curiosidades da Yiwu Fair

Uma das curiosidades dessa feira é que ela possui seu próprio hino, chamado “song xiao ming”, que quer dizer “nos reunimos aqui”. Outra coisa interessante dessa feira é que ela concede alguns benefícios para quem participa da famosa Canton Fair , como prêmios para quem apresentar o crachá do evento. Além disso, a feira ocorre entre as fases 1 e 2 da Feira de Cantão e existem muitos voos entre Guanzhou e Yiwu. Ademais, a Yiwu Fair pode ser mais atraente para as pequenas empresas, pois muitas vezes elas não conseguem encontrar tudo o que querem durante a Feira de Cantão.

(Créditos: Victor Fumoto)