Ansiedade e seus sintomas

 

A ansiedade pode se manifestar de formas diferenciadas em cada pessoa.

As manifestações podem ocorrer em nível físico, como sensações de tremores, aperto no peito com falta de ar, ondas de frio e de calor, dores na região abdominal, insônia, dores de cabeça, tonturas, palpitações, inquietação, perda de concentração e dores pelo corpo.

O nível emocional, como pensamentos negativos e recorrentes, medos e preocupações excessivas, nervosismo, dificuldades de concentração entre outros.

Esses sintomas geralmente aparecem juntos, mas nem todos de uma só vez, o que causa um intenso desconforto que pode levar a pessoa sentir-se incapaz de realizar as tarefas mais simples do dia a dia.

Aparece num momento importante, onde a pessoa tem que tomar alguma decisão, ou se expor para outras pessoas como em reuniões ou apresentações de trabalhos a outras pessoas.

A ansiedade pode aparecer em qualquer momento ou por qualquer motivo, em adultos ou crianças, costuma aparecer em momentos onde a pessoa se sinta pressionada por outros, ou por si própria, como cobranças internas.

Os sintomas de ansiedade podem ser controlados com algumas atividades inseridas no dia a dia, como exercícios físicos, caminhadas, natação, hidroginástica; ou atividades onde a pessoa tenha a possibilidade de proporcionar prazer a si mesmo, como atividades de lazer: cinema, ouvir música, trabalhos artesanais, etc.

Todos nós carregamos algo que gostamos de fazer, e que nem sempre colocamos em prática, seja uma simples atividade como fazer crochê ou atividades como cozinhar, seja ela qual for, o importante é que não deixe de fazer aquilo que gosta, porque o que a gente gosta nos dá prazer e o prazer nos afasta de situações que nos desgastam.

A ansiedade deve ser tratada como uma doença e deve ser levado a sério, somente um profissional especialista poderá diagnosticar a ansiedade.

O tratamento consiste muitas vezes em medicamentos que poderão ser prescritos somente por profissionais habilitados em psiquiatria e tratamento com psicoterapia que é realizado com especialista em psicologia.

É importante tratar a ansiedade para que não sejam desencadeados outros distúrbios de ordem psicológica quanto mais cedo o diagnóstico, mais assertivo o tratamento com resultado positivo.

*Conteúdo autoral, reprodução autorizada mediante crédito à Elaine Marini.

Sobre Elaine Marini 9 Artigos
Psicóloga graduada em Psicologia desde 1986, Especialista em Psicologia Clínica e Manejo Psicológico na cirurgia bariátrica; pós graduada em Psicologia Transpessoal, Psicologia Hospitalar e Gestão Escolar. Escritora com 4 livros editados na área de Psicologia. Atualmente Chefe do setor de Psicologia hospitalar no Hospital Cruz Azul em São Paulo.