Além de São Paulo, 7 estados vão antecipar vacinação contra H1N1

A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas ao menos 7 estados e São Paulo decidiram antecipar a aplicação das doses.

Com a chegada da temporada de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde liberou estados e municípios para iniciarem a campanha assim que receberem os lotes de vacina. O H1N1 já matou 71 pessoas até 26 de março, segundo o governo.

Com o aumento de mortes em relação a 2015, quando foram registradas 36 mortes durante o ano todo, também cresceu a procura pela vacina entre a população.

A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.

Veja os locais que adiantaram a campanha:

Alagoas
Em Maceió, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril. Os demais municípios de Alagoas terão a vacinação liberada à medida que os lotes de vacina forem entregues.

Amapá
Em Macapá, a vacinação já comelou nesta sexta-feira (8). A capital confirmou a primeira morte por H1N1 de 2016 nesta terça-feira (5).

Distrito Federal
No Distrito Federal, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril apenas para gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos. Os demais grupos prioritários serão imunizados somente durante a campanha nacional, a partir de 30 de abril.

Goiás
Em Goiás, a vacinação começa nesta terça-feira (12) em parte do estado, incluindo Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis. Nos demais municípios, a imunização começa no dia 18 de abril. O estado já registrou cinco mortes por H1N1 este ano.

Rio Grande do Sul
Em todo o estado do Rio Grande do Sul, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril. O estado já confirmou duas mortes por H1N1 em Porto Alegre este ano.

Roraima
Em Roraima, a vacinação será antecipada para 18 de abril tanto na capital quanto no interior do estado.

Santa Catarina
Santa Catarina também começará a vacinar contra gripe no dia 25 de abril.

São Paulo
Na Grande São Paulo, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos poderão se vacinar a partir desta segunda-feira (11). Para profissionais da saúde, a vacinação já estava aberta desde o dia 4 de abril. Já mulheres que acabaram de ter bebês, pacientes com doenças crônicas e demais grupos serão vacinados a partir do dia 18 de abril.

(Créditos: Bem Estar)